top of page

HOMENAGEM À MÃE ANINHA DE XANGÔ (Obá Biyi)

 

É com muito orgulho e contentamento que a II Semana de Letras vai homenagear Mãe Aninha (Obá Biyi) fundadora do Terreiro do Ilê Axé de Opô Ofonjá (1910) por considerar que ela teve papel preponderante na preocupação com  Educação dentro dos espaços de Terreiros. Ela que já naquela época propagava que queria os seus filhos "de anel no dedo aos pés de Xangô". A Ialorixá se comunicava por cartas com sua filha Agripina, onde fundou um Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá do São Gonçalo - RJ sabia o valor da Educação e quanto isso podia construir sujeitos conscientes das suas identidades e do seu papel na Sociedade.  A nobre filha de Xangô em 1936 cria o corpo de 12 Obás Ministros de Xangô; auxilia Edison Carneiro no II Congresso Afro-Brasileiro, realizado na Bahia, com um artigo sobre os quitutes africanos; e na Instituição da União de Seitas Afro-brasileiras, que dentre outras demandas, lutava pela liberdade de culto.

 

Esta homenagem se estende a Mestre Didi, por ele ter sido um continuador desse trabalho e pelo seu centenário; a Mãe Stella por ser ela quem até hoje vem executando a obra e dirigindo o Terreiro e a Profa. Dra. Vanda Machado pela sua trajetória de dedicação a Escola Municipal Eugênia Anna dos Santos que funciona no Terreiro.

Saudamos aos homenageados pois entendemos a importância desses trabalhos como pioneiros na promoção de uma educação comprometida com o bem viver. Ressaltamos o caráter exemplar dessas iniciativas pedagógicas e desejamos que elas sejam ampliadas a mais públicos a partir do comprometimento dos novos educadores com uma educação descolonizada e fundamentada nos valores civilizatórios dos povos africano-brasileiros e também dos originários deste território. 

No dia 05 de setembro será realizada a mesa temática Território do Saber e nesta ocasião será entregue

um diploma aos homenageados, que será recebidos por Ribamar Freitas Daniel (Presidente da Sociedade Cruz Santa do Axé Opô Afonjá) e José Felix dos Santos (Bisneto do Mestre Didi).

 Comissão Organizadora da II SELEU

II SELEU 

Vozes Sul: diálogos interculturais entre ensino de línguas, territórios e identidades

bottom of page